O mês de junho já está chegando ao fim e aquela expectativa começa a tomar conta das crianças e adolescentes pelos dias de férias. E caprichar na organização dessas férias em família é essencial para que os momentos sejam agradáveis e repletos de boas memórias para todos.

Mas o que fazer se essa pandemia ainda insiste em permanecer em nosso meio? Como entreter os seus filhos durante esse processo que, assim como no ano passado, limita muito as possibilidades e opções no que se refere ao lazer. E pior, num período em que o desgaste já é muito mais aparente do que nas férias anteriores.

Exatamente por isso que o Colégio Fonte reuniu uma coletânea de ideias para você turbinar as férias dos seus filhos com muita responsabilidade e empatia sem deixar a peteca cair nas relações familiares.

Para começar, os cuidados extras são essenciais. Afinal, é preciso manter todos seguros e afastar o risco de contaminação. Com algumas adaptações já é possível conseguir um planejamento completo e que cumpra os seus objetivos.

SESSÕES DE CINEMA EM FAMÍLIA

Esse clichê sempre funcionou no passado e vai funcionar de novo. Uma sessão de cinema em família, com muita pipoca, pode entreter todo mundo.

Com a pandemia, muitas salas de cinemas fecharam as portas temporariamente e, embora algumas ainda estejam abertas, ou tenham reaberto, pode não ser uma atividade tão segura.

Outro fator importante para levar em conta são as várias opções disponíveis em plataformas de streaming que estão ao seu alcance como Netflix, Prime Vídeo, HBO, Disney e outras mais.

JOGOS DE TABULEIRO TE LEVAM DE VOLTA AO PASSADO

Às vezes as melhores diversões são as que são compartilhadas dentro de casa mesmo. Os jogos de tabuleiro são a prova disso! Na verdade, o lar está cheio de possibilidades para tornar as férias em família mais divertidas. Uma das formas de fazer isso é criar jogos em casa.

Os jogos têm uma função essencial no desenvolvimento social, emocional e cognitiva muito importante e podem ajudar a exteriorizar emoções e ensinar pessoas a lidar com desafios e problemas.

É um tempo de nostalgia que visitam as memórias mais antigas dos adultos e por outro lado fazem com que os filhos visitem o passado dos pais e conheçam um pouco do estilo de diversão “daquelas épocas”.

Se tem algo que ensina as pessoas a conviverem umas com as outras são os jogos de tabuleiro. É uma constante troca de experiências, coisa muito rara em tempos de tanta tecnologia, o que cada vez limita mais o contato social.

FAÇA OUTROS TIPOS DE JOGOS

Vale a pena elaborar uma caça ao tesouro, por exemplo. As crianças adoram e passam horas entretidas em busca da próxima pista. Também há brincadeiras como o famoso pique-esconde e os experimentos de ciência.

Outra possibilidade é apostar em jogos de tabuleiro ou mesmo em atividades como a mímica. Se você tiver um espaço ao ar livre, como uma varanda ou quintal, vale investir em brincadeiras com água e outros elementos da natureza.

LEVE AS CRIANÇAS PARA A COZINHA

Criança na cozinha por muitas vezes é sinônimo de bagunça. No entanto, uma atividade dirigida e supervisionada por um adulto pode render em muita aprendizagem e diversão. Além disso tudo você pode fazer seu filho trabalhar a capacidade de organização e também de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Comece como algo simples, como fazer um bolo. É divertido, enriquecedor e uma boa tarefa prática. Eles vão adorar!

ESTIMULE O “DIA SEM TELAS”

Todos os dias as crianças são bombardeadas com informações. Tornam-se reféns do videogame, do celular ou do computador. As férias são um momento mais do que importante para ensiná-las que a vida é muito mais do que isso.

Então estimule o “DIA SEM TELAS”: sem computador, sem celular e até sem TV. E proponha que a própria criança decida o que quer fazer.

A primeira sensação será de tédio, afinal, a “overdose” de tecnologia nos envolve todos os dias e por muitas vezes é difícil até para os adultos viverem outras realidades. Agora imagine isso para uma criança.

E será importante estimular a criatividade para lidar com o tédio. É aprendizado e desintoxicação ao mesmo tempo!

Que você possa ter umas férias abençoada com sua família. Nos vemos na volta das férias, com as energias recarregadas! Boas férias!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar ?